segunda-feira, 2 de novembro de 2009

(Tentativa de) Ligação à Saúde



Sempre fui da opinião que a crítica deve ser construtiva e como tal deve ser analisada com sensatez. É muito fácil para nós dizermos que não gostamos de um determinado serviço, e ainda é mais fácil imputar a responsabilidade de um mau atendimento a uma única pessoa. Mas é necessário viver e conhecer as situações para que possamos dar o nosso parecer, e quem sabe criticar e criar soluções.

Até este fim-de-semana não tinha tido nenhum contacto com a linha Saúde 24, mas já tinha ouvido várias criticas a seu respeito. Tinha realmente noção que ela existia desde 2007 e que surgiu de uma iniciativa do Ministério da Saúde com o objectivo de responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde. Esta linha segundo o que aporei disponibiliza Triagem e Encaminhamento; Aconselhamento Terapêutico; Assistência em Saúde Pública, Informação Geral de Saúde. Mas com o aparecimento do vírus da Gripe A (H1N1) e do alerta de epidemia esta linha ganhou maior visibilidade.


Como operadora de Call Center tenho noção que nem sempre é possível encaminhar correctamente o cliente, não por falta de vontade mas por existir procedimentos internos que limitam o bom desempenho dos operadores. Mas nem sempre é fácil aceitar determinadas falhas quando estamos do outro lado da linha. Mesmo nós operadores que lidamos com estas situações todos os dias e somos solidários com os nossos pares, temos fraquezas quando nos toca a nós.


No sábado passado comecei a sentir-me cansada e com leves dores de cabeça, durante a noite passei mal e no Domingo quando me levantei estava com 38 de febre. Durante o dia os sintomas aumentaram, nomeadamente a febre, ao ponto de não me conseguir levantar. Apesar de não ser muito alarmista é difícil ficar imune ao mediatismo da Gripe A, e tendo em conta que trabalho num Call Center achei melhor ligar para a Linha de Saúde 24. Fiz uma primeira tentativa onde tive contacto com consola e escolhi a opção 2 para saber se tinha sintomas de Gripe A, mas fiquei durante largos minutos a ouvir uma música desconcertante. Após alguns minutos de espera resolvi desligar e fazer nova tentativa. Desta 2ºvez fui rapidamente atendida por um enfermeiro que tentou enquadrar os meus sintomas com o quadro do vírus H1N1. Esta chamada durou cerca de 15minutos. Tive alguns momentos em espera e tudo isto para me encaminhar para o centro de saúde mais próximo. Pediu-me apenas que levasse a mascara e que informasse o profissional de saúde que tinha ligado para a saúde 24.


Até aqui tudo bem, o pior veio depois. Fui até ao centro saúde onde tive de aguardar no carro até que pudesse entrar. Quando me foi dada essa autorização entrei no edifício, e encaminhada por um segurança fui até uma sala onde aguardei pelo médico. Depois a partir daí foi sempre a piorar, para além das piadas que se contava no corredor ainda ouvi comentários como “vem aí mais um mascarado”. E para tornar a situação mais insólita a médica era completamente histérica e contra os extremismos do vírus da gripe. Para além disto não houve as mínimas condições para ser avaliada, pois nem estetoscópio havia naquela sala, uma autêntica vergonha. Após meia hora de confusão naquele consultório consegui ser consultada e chegou-se à conclusão que era uma faringite aguda, que nome mais pomposo para uma doença que me levou à cama.


Não acuso o enfermeiro da saúde 24 que tentou fazer o seu trabalho, mas critico o serviço que não encaminha os utentes da melhor forma. Por acaso não estava infectada, mas se tivesse como seria justificado o fraco atendimento. E pergunto-me para que serve uma linha destas se não consegue canalizar adequadamente os utentes. Não digo que não sejam capazes de prestar informações de saúde, mas quando falamos de questões tão mediáticas como a gripe A temos de ter cuidado com o encaminhamento dos doentes. e sinceramente acho que os serviços nãos estão de todo a ser eficazes, a todos os níveis. E não me venham com o discurso moralista dos exageros, pois é mais do que normal que as pessoas estejam preocupadas. Todos os dias somos bombardeados com informações sobre a gripe, e cada vez é mais difícil estar imune a tudo isto. Se nos mostramos preocupados. ligamos e tomamos todas as medidas para evitar o contagio estamos a exagerar, se não ligamos e não tomamos qualquer medida somos negligentes. Decidam-se então porque assim ninguem se entende...


Até breve!

4 comentários:

FR disse...

espero que já estejas recuperada :)


os call centers funcionam mal né? :D

vania disse...

Pois..são as falhas do sistema, muito comuns em Portugal!

O que interessa mesmo é: estás melhor?

beijocas**

Autora de Si disse...

Os call centers não funcionam mal por si só. Fazem parte simplesmente de todo um sistema que não funciona.. Para que este sector seja eficaz é necessário que em primeira medida melhorem o desempenho dos departamentos centrais...se não, não é possível fazermos as omeletes sem ovos.
Quanto mim não se preocupem estou quase boa, não tarda nada tou de regresso ao batente...sim que o tio socrates não dá condições para o pessoal estar em casa.

Até breve!!

Ricardo Mendes disse...

Chateia-me o facto de só ter sabido que passaste mal a partir do teu blog!!! Quanto ao mau encaminhamento no serviço de saúde... é o procedimento normal LOLOL...
O serviço Saúde 24 foi outra vítima do ignorante alarmismo que se faz sentir todos os dias nas TV´s e outros orgão de comunicação... Espero que já estejas melhor... e pra mostrar o meu descontentamento, se quiseres alguma dica pra isso recuperar rápido... mi liga vaiiiiiiiii :P
Beijão e as melhoras querida :)