quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Meras palavras...

Fecho os olhos, imagino-me numa ilha paradisíaca onde tudo é perfeito, onde as águas límpidas do oceano reflectem a pureza da humanidade…e depois acordo. Às vezes gosto de imaginar que estou num lugar assim, onde posso ser apenas eu sem artefactos e floreados.

Quando somos crianças pensamos que tudo é fácil e que o mundo lá fora nos espera de braços abertos. Mas quando crescemos e nos tornamos jovens adultos deparamo-nos com uma realidade completamente distorcida. E a ideia que tínhamos do mundo encantado é completamente destruída. No entanto pergunto-me, este mundo tem o direito de nos moldar à sua imagem? Não, mas molda sem dó nem piedade. Até podemos continuar a ser puros e verdadeiros mas mais tarde ou mais cedo essa nossa sinceridade vai ser usada contra nós. É nestes momentos que pensamos se vale a pena dizermos tudo o que nos vai na real gana. Na verdade é que nem sempre as nossas palavras têm a interpretação mais digna.

Quando começamos a trabalhar pela primeira vez tudo é novidade, mesmo que não seja o nosso emprego de sonho damos o melhor de nós. Mas com o tempo vêem as desilusões, as incertezas, as frustrações e até mesmo a queda das expectativas . Depois de batermos bem lá no fundo é hora de levantar a cabeça e continuar a caminhar.

Ainda me lembro da minha entrevista, completamente surreal, mas a formação foi fantástica e o espírito de equipa foi notável. E passado um ano e meio, lá estamos nós (mais um menos um) companheiros de luta, sempre prontos para mais um obstáculo. Porém é esta luta que me preocupa. Todos os dias me debato com os problemas dos Call Center (garanto-vos que não é apenas aqui no blog), esquecendo mesmo o meu papel de simples Operadora. Continuo espontânea, e por vezes não penso nas consequências das minhas palavras…digo o que tenho a dizer sem receios das penalizações. Mas quando paro para pensar…receio os efeitos de todas as minhas observações.

Será que na verdade estou a defender os interesses e bem-estar da minha equipa, ou estou apenas a descarregar as frustrações de uma socióloga transformada em operadora? A resposta é fácil quando nos entregamos totalmente aquilo que fazemos...

Até breve!

5 comentários:

BVSF disse...

Remorsos? acho que nem devias pensar nisso...Concordo muito com o velho ditado, quem diz a verdade não merece castigo, mas se calhar na sociedade de hoje a nossa verdade pode não ser a verdade completa mas também não deixa de ser verdade. Acho que uma coisa que todos temos que ter presente é que cada vez nesta sociedade em constante evolução tudo muda num simples piscar de olhos logo uma pessoa tem que estar sempre a espera do próximo passo. E pensa se calhar um passo para trás agora pode ser o impulso para amanhã dares dois para a frente. Não te martirizes por não ser uma socióloga de sucesso valoriza-te por seres a melhor no que fazes, e isso sabes que és. E não estou a falar de valores no fim da semana (porque até eu já tive uns valores parecidos com os teus =P ), porque difícil não é estar de vez em quando lá em cima, difícil é estar sempre e isso tu sabes que estás. Portanto hold your head up high porque deves ter orgulho por toda a evolução que já sofreste como pessoa ;)

É das cólicas dsc se me alonguei :p

Fui

Anónimo disse...

Vim aqui para te dizer algo.....mas agora não sei que te diga, amiga!
Custa-me ver-te assim desiludida, desconfiada porque sei que isso não és tu....ou não eras....até chegares ao incrivelmente duro e filho da p*** do mundo do trabalho!

Não há como negar que é essa a realidade que encontramos nos locais de trabalho...mas olha miga é o que temos e é com isso quew temos de conviver....mas acredita que não gosto de ver que cresceste...porque te desiludiste e porque viste que nem sempre quem nos sorri é quem nos quer bem..ou que foste enganada quando pensavas que toda a gente era sincera e genuína como tu.

Mas olha...dói..mas faz bem! Passa e torna-nos mais fortes!.

Ah....mas já sei mesmo o que queria dizer-te ao vir aqui....era que nunca haverá maior desilusão do que pensarmos que não fizémos aquilo em que acreditamos...quando nos negamos a nós mesmos. Essa traição interior é que nos amarra a algo que nos impede de seguir em frente.

E deixo-te um mimo, uma lembrança...."eu sou do tamanho quilo que vejo e não do tamanho da minha altura!"

bjs

CPaz

cabr disse...

Espero q continues a ser verdadeira e a expressar a tua opinião. Pode e é mts vezes prejudicial para nós, mas podes ter a certeza de q ficamos mt mais leves e é mais fácil dormir á noite.
O q te posso dizer é q podes estar a descarregar as tuas frustações (somos humanos!), mas pelo menos em meu nome, estás a dar voz a mts dos meus sentimentos e a defender tb os meus interesses e bem estar .
Continua a ser assim como és e como foste desde o primeiro dia de formação.

Autora de Si disse...

Mudei...todos mudam! A mudança faz parte do crescimento, quando nos deparamos com esta realidade é difícil ficar indiferente. Começamos por ser ingénuos e achamos que tudo é perfeito, o emprego, os colegas, a chefia, e acreditamos que toda esta realidade nos vai proporcionar um futuro. Mas depois acordamos e percebemos que já não somos crianças e que o doce consegue ser bem amargo. A vida é assim feita destes dissabores...e cada um usa a sua arma para melhor se defender. Mas também sei que não podemos esquecer quem somos...a nossa personalidade define-nos enquanto pessoas, e se queremos deixar a nossa marca é continuar a ser genuínos. É tão difícil viver nesta dicotomia...mas vida vai-se encarregar de me ensinar.
É importante saber que a nossa voz é ouvida e que os nossos tormentos são partilhados. A cada dia que passa este blog ganha identidade e sem vocês não faria qualquer sentido. Obrigada.

Anónimo disse...

Ah, a nossa entrevista de emprego... =) Rui