quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Estágios para dar e vender!

Parece que vêem aí mais uns estágios para adoçar as expectativas de milhares de desempregados. Boas notícias? Provavelmente…pelo menos durante um ano podem vir a ter um emprego na área com direito a ordenados de gente grande.


O governo vai lançar no final do primeiro semestre de 2010 um novo programa de estágios anuais destinados a jovens licenciados até aos 35 anos para administração local (câmaras municipais e juntas de freguesias). Este tem como principal objectivo colmatar as saídas massivas de técnicos da administração pública, devido às várias aposentações e reformas antecipadas.

Este será semelhante ao programa de cinco mil estágios para a administração central, ministérios e institutos público, anunciado pelo Governo no passado mês de Novembro. Quanto à remuneração podemos contar com os habituais 900 euros que caracterizam este tipo de estágios.

Com tanto estágio é certo que no final de 2010 temos uma percentagem muito menor de desempregados. Agora resta saber se em 2011 a maioria destes não regressa à sua situação actual, ou seja, ao desemprego.

Até breve!

3 comentários:

FR disse...

é um bom penso rápido ... n passa é disso!

Luis Silva disse...

"no final do primeiro semestre de 2010" para quem olha à primeira nem se apercebe que ainda estamos a 1 ano disto. É engraçado ver como o governo anuncia as medidas de "curto prazo" para resolver o desemprego nacional. Atendendo a que os resultados só deverão sair pra Março, Abril 2011, talvez possamos dizer que estes novos estagiários vão fazer as férias de Verão 2011 dos funcionários do departamento que os recrutar... lol O blog continua no bom caminho. Keep going ;) Bj*

Anónimo disse...

Se na administração central ainda pode haver algum controlo na selecção dos estagiários, nas autarquias com tão poucas vagas, os concursos de admissão vão ser uma piada. Num país em que o principal recrutador é o sr. Cunha, estes estágios da administração local já estão todos marcados. Seja como for, o número de estágios não é suficiente para descer uma décima sequer da nossa tx de desemprego. O desemprego só vai começar a descer quando a economia nacional começar a crescer a um ritmo de 3% ao ano, o que face à média da década parece-me improvável num curto prazo. Os nossos problemas estruturais não se resolvem num passe de mágica...

Bjs

FS