domingo, 20 de setembro de 2009

"O Peixe Morre pela Boca"

Caros Leitores,

Espero que o meu post de inauguração ao blog tenha suscitado em vocês alguma curiosidade, mais não seja pelo tema. Certamente que é curioso que uma rapariga Licenciada em Sociologia (ou seja em desemprego) ande a escrever sobre gente chata, incompetente e que faz pouco mais do que atender telefones. Não é esta a ideia que muitos de nós faziamos e continuamos a fazer destas pessoas que invadem os nossos telefones todos os dias? Sejam os inquéritos sobre o serviço das redes móveis, seja o cartão de crédito, seja a Sra. simpática que nos liga a dizer que somos vencedores de um fantástico sorteio (que não se sabe bem de onde) em que o 1º prémio é uma viagem ás Canárias, e que se esquece de avisar que é preciso comprar um colchão ortopédico de 5.000 €, para ter acesso ao "fantástico prémio". Todos nós já recebemos uma chamada destas e se soubessemos quem estava a ligar certamente que não atendiamos. Mas também existem aquelas ocasiões em que o carro avaria no meio da estrada; a ligação à internet deixou de funcionar; ou esquecemo-nos simplesmente de pagar a conta do gás e é necessário pedir uma nova referência multibanco, depois sentimo-nos obrigados a ligar para uma linha onde a pessoa que nos atende deixa-nos 10 min á espera para resolver o problema. Não é fácil, mas é fácil falar de um mundo que não conhecemos e culpabilizar a voz do outro lado da linha que não nos consegue resolver o problema.

Este meu discurso não é um desabafo de quem ouve todos os dias palavras menos simpáticas, mas sim de alguém que já esteve do outro lado e que não suportava a ideia de trabalhar num call center. Nunca pensei vir a dizer isto com tanta clareza, mas é verdade eu "NÃO SUPORTAVA TRABALHAR NUM CALL CENTER". Agora que já partilhei convosco esta minha antiga fobia aos contact centers, e que me declarei o exemplo mais claro do provérbio " o peixe morre pela boca" posso prosseguir com o objectivo deste blog - mostrar que este mundo não é feito de robots mecanizados e que do outro lado da linha está muitas das vezes a resposta para os nossos problemas.

Até breve!!

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