segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A Escravatura dos Tempos Modernos


A precariedade é um fenómeno mundial que ultrapassa todas as fronteiras, que entra nas nossas casas sem bater à porta e penetra nas nossas vidas sem pedir permissão. É a epidemia do século XXI, que não se comparando com a época da escravidão trás frustração e sofrimento a muitas famílias. A precariedade está agora a alastrar a toda uma geração de canudo que vê os seus sonhos destruídos e o seu futuro adiado, e todos os dias ao levantar pergunta quando chegará a vacina que nos vai curar desta doença social a que nenhum de nós está imune.

Apesar de esta realidade ser aceite mundialmente, existem países onde o call center se assemelha à escravidão. Exemplo disso é a exploração feita aos funcionários de call center na Alemanha. Para além de um operador permanecer no emprego por apenas um período de ano e meio, onde é demitido ou “obrigado” a pedir demissão, é considerado uma máquina pois está ali para funcionar e não para ter direitos. Para não falar dos ordenados, pois ganham menos do ordenado mínimo e não vêem o seu rendimento aumentado se trabalharem ao fim-de-semana.

É verdade que na época da escravatura eles não eram propriamente despedidos, a despedida era mais da terra dos vivos, pois eram mortos de imediato caso não servissem para a função. Segundo a wikipédia a “escravidão é a prática social em que um ser humano tem direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força”. O que somos nós, se não escravos deste mercado actual. Não seremos certamente de um senhor mas somos de certeza de uma máquina capitalista que nos obriga a trabalhar em condições precárias para podermos sobreviver a toda a esta epidemia.

Para conhecerem um pouco mais a realidade dos Call Centers na Alemanha vejam este artigo:
http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=8936039&indice=0&canal=159

Até breve!!

5 comentários:

Ricardo Mendes disse...

Amiga... até me arrepiei todo a ler este post... mas é um facto inolvidável... a escravatura da máquina capitalista chegou até nós e alguém tem que pôr um basta...
Beijinho bom.

vania disse...

Portugal foi pioneiro na abolição da escravatura, a mando do Marquês de Pombal! Era bom que nos lembrássemos deste tipo de situações passadas, que tanto nos orgulham, para ver se abolimos também (o mais depressa possível) este tipo de escravatura actual.

Keep going Lili**

sofya disse...

ASMQ
Olá e parabéns!Pois a caa dia o conteúdo deste blog enriquece. A realidade é que 70% das ofertaas de emprego são para cargos de operador de contact center e todas as empresas já têm um para cada vez mais tentar aceder aos seus clientes, mas devido a esta situação cada vez mais se deixa de dar valor a uma profissão de "atendedor de chamadas humano". Gostaria de ver como seria as grandes empresas deixarem de ter conct centers, certamento nos dariam mais valor.

Beijos

BVSF disse...

Eu ate concordo com a tia...Sinceramente faz-me confusão a precariedade da qualidade de trabalho que os operadores de call center são submetidos, mas o que me faz mais confusão é o os operadores não fazerem nada e resignarem-se. Daí a entidade patronal poder fazer o que quiser pois no dia em que o operador se mostra indignado e mandado embora pois têm 50.000 a porta para quererem pelo menos ganhar algum dinheiro. No dia em que a entidade patronal começar a querer ter qualidade em vez de quantidade pode ser que os operadores comecem a ter o verdadeiro valor que merecem!!!

E mais não digo :p

Autora de Si disse...

Esperemos que seja para breve. Para nosso bem e das empresas;)