Os falsos recibos verdes é hoje uma realidade. Uma realidade verdadeiramente consentida. A ilegalidade que a caracteriza é cada vez mais”aceite” numa sociedade onde a precariedade do mercado de trabalho é um verdadeiro facto. Existem actualmente cerca 900 mil falsos recibos verdes…trabalhadores “a desempenhar funções permanentes, com horário, local de trabalho e hierarquia reconhecíveis, mas sem qualquer contrato ou reconhecimento de direitos”. Trabalhadores que se vêem obrigados a deixarem para trás as suas contribuições para fazerem face às vicissitudes do dia-a-dia. Mas quando menos esperam as dívidas batem-lhes à porta, e com ordenados normalmente baixos, é difícil contornar a situação. Um verdadeiro efeito bola de neve.
A luta “Antes da dívida temos direitos” saiu à rua ontem para dar a conhecer a petição à A.R e obter algumas assinaturas. Esta é uma iniciativa que o “Do outro lado da linha” tem estado acompanhar e a divulgar a todos os seus leitores. Os operadores de call center são em grande medida vitimas deste sistema…de um sistema que os afasta da legalidade e torna cada vez a sua função depreciada.
Visitem o site http://www.antesdadividatemosdireitos.org e deixem a vossa assinatura.
O nosso grito solitário pode não causar incomodo…mas a força de todos nós vai certamente causar impacto.
Até breve!
1 comentários:
Indignação com toda a razão... Os recibos verdes são cada vez mais uma epidemia a abater, mas como por enquanto beneficia mais os patrões do que os seus assalariados, convém ao governo ñ acabar já com isso... Afinal, são os ricos que desenvolvem o país e ñ os pobres que pra eles trabalham... Enfim... andando e manifestando, na esperança de mudar alguma consciência aqui e ali :)
Força miga. Beijinho bom*
Enviar um comentário