quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A caminho do (Des)Emprego



Parece que já estamos a criar novos postos de trabalho. Isto é que é pôr mãos à obra! Não percebo porque há tanta gente chorosa espalhada por este Portugal fora. Será que é por estarem a encerrar tantas empresas? Será que é por haver centenas de pessoas na rua, depois de tantos anos de dedicação? Não me parece, até porque sempre ouvi dizer "quando se fecha uma porta abre-se uma janela". É que por mais antagónico que seja os Call Centers são as poucas Janelas abertas numa sociedade de portas seladas. Numa sociedade onde a crise é uma constante, muitas empresas não aguentam a pressão e abrem falência. Outras, por ventura, procuram novos mercados mais competitivos e com mão-de-obra mais barata. É a fantástica lei da oferta e da procura. Neste contexto aparecem os Call Centers , mas mais como tentativa frustrada do nosso Primeiro Ministro de ilustrar São Sebastião, do que propriamente salvar o país de se perder no nevoeiro.

Na passada terça-feira o site "negócios online"* noticiou a abertura de mais um centro de atendimento (call center) no Funchal por parte da Portugal Telecom. O Presidente não executivo da PT apresenta a estratégia de descentralização dos centros de atendimento, Só é lamentável que estas empresas não sirvam para culminar o desemprego de grande duração. É que a precariedade laboral continua a estar relacionada com os mais jovens…aos mais velhos resta apenas o desemprego…

Até breve!



2 comentários:

FR disse...

Converter um ex-operário fabril, que o foi durante épocas, para operador de call center n me parece fácil.

Os mais velhos parecem mesmo condenados ao desemprego de longa duração... e perante isso a precariedade nem parece assim tão má, não é?

Autora de Si disse...

A verdade pura e crua. Acredito que haja muito boa gente que goste do "conforto" do desemprego, mas também existem outros que têm consciencia que este vai acabar e procuram qualquer coisa. Esse qualquer coisa significa normalmente precariedade...e infelizmente é sempre melhor do que nada!!