Finalmente encontrei o sindicato. Quem diria que havia alguma entidade interessada em defender pessoas que a única coisa que sabem fazer é falar ao telefone. As siglas do sindicato são facilmente identificáveis, como não pensei nisto antes. Não me digam que nunca ouviram falar do SINTTAV, eu cá sinto-me completamente envergonhada. Como se pode criar um blog a falar de call centers e não estar tão-pouco inscrita no sindicato. Assumo publicamente que desconhecia completamente tal entidade. Mas nada que uma boa pesquisa na internet não resolva.
Então para que saibam o SINTTAV é o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual, “ (…) cuja abrangência dos seus Estatutos permite sindicalizar e defender os trabalhadores de todo este grande sector da actividade ainda em expansão”. Já vos diz alguma coisa? Ou nem por isso? Não é fácil, porque até eu que estou atenta a estas questões só descobri depois de ler muita coisa. Continuando, o “SINTTAV está implantado num conjunto de empresas muito grande, desde as empresas Telecomunicações tradicionais à Telefonia Móvel, Televisão tradicional e por Cabo, Rádio, Multimédia, Actividade Cinematográfica, Comunicações, Organismos do Estado ligados à actividade do sector, Empresas Prestadoras de Serviços para o sector, bem assim como empresas de actividades afins ou complementares, independentemente do seu carácter jurídico ser público ou privado”.
Bem digamos que esta apresentação no site não está muito clara, o que me levou a pesquisar um pouco mais. Até que cheguei aos verdadeiros objectivos deste sindicato, “(…) defender os seus associados em particular e os trabalhadores do sector em geral, através de uma intervenção diversificada e qualificada nas diversas vertentes da sociedade, para que os trabalhadores tenham um amanhã mais risonho, com mais e melhor qualidade de vida, com salários mais dignos e justos, com melhores direitos laborais e sociais, com sistemas de carreiras mais motivadores e também dispondo de um rede diversificada de benefícios extra contratuais”. Isto não é o que todos queremos, melhores condições de trabalho e salários mais justos? Bem, não quero parecer céptica mas a verdade é que para defender os Call Centers é necessário conhecer a realidade. E pelo que verifiquei o SINTTAV abrange muito mais áreas do que este sector, e trabalha essencialmente junto de grandes empresas, deixando as empresas de outsourcing um pouco à margem do seu objectivo.
No entanto, acho sem dúvida que este é um ponto de partida para a criação de um movimento de apoio e defesa dos colaboradores das “centrais telefónicas”. E não estou só a falar de melhores condições, porque este é um objectivo adquirido, é essencialmente para credibilizar a classe e combater as desigualdades e injustiças laborais.
Vejam o site do SINTTAV ( http://www.sinttav.org/ ) e deixem o vosso comentário.
Até breve!
5 comentários:
De facto esse sindicato parece-me muita coisa e ao mesmo tempo nada... lol Para além de um site pouco apelativo a divulgação e publicidade parece também ser praticamente nula. No que respeita aos call centers dá a sensação de estar direccionado para empresas e não para a área em geral. Poderá ser um ponto de partida, mas penso que uma associação direccionada totalmente para a área com discussão de ideias e defesa dos interessas dos seus associados terá mais sucesso que este humilde SINTTAV. Beijinho* Keep going ;)
bem concordo em muita coisa com o Luis porque falando então de algo que é precisamente a minha área que é comunicação empresarial, vamos encarar então a SINTTAV como uma empresa, uma empresa que tem no site uma informação onde diz "cuja abrangência dos seus Estatutos permite sindicalizar e defender os trabalhadores de todo este grande sector da actividade ainda em expansão."
Mas como diz o Luis não há divulgação não havendo qualquer tipo de metodo de divulgação da empresa como é que vão chegar ao grande sector de actividade se as pessoas não conhecem?
Outra coisa fantástica é "defender os seus associados em particular e os trabalhadores do sector em geral"
LOL só mesmo para dizer querem os direitos? então paga a inscrição :P
Agora falando um pouco também a sério, acho que há mesmo muito pouca coerência neste sindicato. Acho que a real preocupação é o juntar algum capital junto das grandes empresas apenas que têm muitos funcionários e aí sim podem fazer alguma pressão sobre as entidades patronais. E agora as pequenas e as medias empresas? ficam sem poder lutar pelos seus direitos?
façam como eu...vota LILI :P lol
Hum... "Quem diria que havia alguma entidade interessada em defender pessoas que a única coisa que sabem fazer é falar ao telefone. "
Esta frase tem que se lhe diga ;)
beijoca
Amiga... encontraste "o nada" no meio do palheiro LOL...
Apenas te posso dizer que em poucos dias já fizeste certas pessoas pensar e reflectir um pouco mais do que alguma vez o SINTTAV... Bom, o que quero dizer, é que acredito que farás um trabalho muito mais bem definido, com objectivos mais concretos e direccionados...
Mais uma vez... força! Boa continuação ;) Estou cá pra te ver lá em cima... co punho no ar a dizer "Queremos telemóveis da 3ª geração para um trabalho mais digno!" ;D
Beijinho bom*
olá, por mero acaso encontrei o teu blog, sou delegada sindical do SINTTAV, trabalho num call center com as "condiçoes" que conheces bem. Posso te dizer que a poucos meses e que iniciamos actividade no nosso local de trabalho e já contamos com cerca de 70 associados (a cota é de 0.75% do vencimento base)e temos ganho algumas pequenas batalhasinternas,o trabalho está longe de estar perfeito sabemos mais se todos metessem um pouco de cada um poderiamos fazer muito mais. deixo-te aqui o mail para onde me poderas contactar teresasindic@gmail.com bjs ate breve
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