Bom dia Pessoal!
Desde já gostava de pedir desculpa a quem segue este espaço por nestes dois dias não ter acrescentado nada ao blog. A verdade é que estava realmente de rastos, e acho que ainda não recuperei na totalidade. Estas duas últimas semanas têm sido muito desgastantes, não só por estar bastante empenhada no blog, mas principalmente porque no meu trabalho tem sido um caos. Para além do aumento do fluxo de trabalho, devido alterações no encaminhamento de chamadas para CC, a assiduidade dos operadores não tem ajudado muito.
Na minha opinião a abstenção é um dos grandes problemas dos call centers. Os funcionários ao darem pouca importância à função que desempenham, não consideram a assiduidade como característica de um bom operador. Penso que existe uma desresponsabilização por parte destes, não só pelos grandes níveis de abstenção, mas essencialmente por não haver a preocupação de avisar os seus superiores que vão faltar. Prejudicando assim toda uma equipa. É obvio que todos nós temos problemas, todos nós ficamos doentes e que em determinada altura estamos impossibilitados de nos deslocarmos para o emprego, mas será que por vezes não nos acomodamos à nossa posição e faltamos porque simplesmente não nos apetece ir. Acreditem que não estou aqui para criticar ninguém, simplesmente questiono o motivo que leva a níveis de abstenção tão elevados.
Se nós já somos praticamente descartáveis, porquê tornar a tarefa de quem dirige ainda mais fácil?
Eu sei que a motivação dos funcionários não tem sido um objectivo da maioria das empresas, e que o rendimento mensal também não ajuda. Mas será que faltando mostramos o nosso descontentamento? Ou estamos simplesmente a reduzir ainda mais o nosso salário? E o prémio que tem sempre o parâmetro da assiduidade, não é tido em conta?
Somos uma classe de trabalhadores descartáveis, é um facto, mas também cabe a nós mudarmos isso, mostrando que temos qualidades e que somos bons naquilo que fazemos. Vamos dizer basta a esta sociedade capitalista que faz de nós jovens e velhos “carne para canhão”, que nos torna trabalhadores intermitentes com salários baixos e sem progressão. Vamos partir para a luta mas com moral, com convicção que somos bons trabalhadores capazes de dignificarmos uma empresa.
Um desabafo….
Até breve!
6 comentários:
Sem dúvida que a assiduidade num CC deixa sempre muito a desejar mas isto tudo tem uma explicação. Muitos são aqueles que apenas usam o CC como uma maneira de ganhar uns trocos e no qual exige minimamente um bocado mais de responsabilidade e cooperação. Tal como já te disse equipa como a nossa eu nunca tinha tido porque ali dentro sentes-te mesmo que fazes parte de alguma coisa que até vale a pena fazer e que o nosso papel não é só higiénico onde a nossa única função é limpar a porcaria que os outros façam, e acredita que trabalhar num grupo assim pode ajudar muito a um nivel de assiduidade muito mais elevado. E acredita que a nossa não é muito má pois ha muitas campanhas que passam muito mal pela falta constante de vários trabalhadores... Ah e nem todos têm os incentivos que nós temos...porque acredita que uma das razões que faz com que até não se falta muito entre nós é mesmo a possibilidade do prémio.
Vá este assunto é optimo para debater mas já chega lol
Fui..
É certo que trabalhamos numa equipa que em muito é diferente da maiorio dos CCs. Mas este blog não pode relatar apenas factos do nosso espaço profissional. Quando falo do problema da assiduidade falo em geral...e acho que é mesmo um problema, que em parte compete às empresas resolver.
A assiduidade e a pontualidade são dois factores essenciais que definem o profissionalismo de qualquer pessoa. Independentemente do que se faz (gostando ou não) temos de assumir acima de tudo uma postura profissional, embora diversas vezes possa não existir motivação para tal.
De qualquer das formas aquilo que fazemos hoje poderá ter repercussões no futuro. Qualquer referência negativa em relação a estes dois factores (assiduidade e pontualidade) poderá no futuro ser um entrave na carreira profissional. Bj* Keep going ;)
Tens toda a razão... mais uma vez... Concordo plenamente com o facto de muitas vezes as pessoas se acomodarem à posição em que estão e ñ fazerem nada para melhorar a forma como são vistos pela empresa... Aliás, o maior problema é a forma como eles próprios se vêem... "Sou apenas mais um lixo atrás dum tlf... vou pra lá fazer o quê? Tenho quem o faça por mim e daqui a dias recebo na mesma..."
É esta falta de amor próprio e de responsabilidade enquanto profissional que temos que ajudar a combater, pois isso, modificará uma grande parte dos problemas relacionados com a assiduidade e pontualidade... Por exemplo, quando eu trabalhava "nas vacas" recebia 35€ de assiduidade, mas havia quem faltasse 3 ou 4 vezes num mês e recebia na mesma... ;)
Enfim... continua minha boa amiga. Beijoca*
Cada vez mais o ser profissional assenta em vários factores, nomeadamente assiduidade e a pontualidade (como referiram). Deste modo, não é possível descurar nenhum deles, mesmo que não se esteja contente com a função que se desempenha, pq uma coisa é certa as nossas atitudes no presente vão sempre o reflexo do futuro.
Para mim a pontualidade e a assiduidade, a par com o empenho, são os factores mais importantes para determinar o profissionalismo de alguém. Por muito bons que sejamos a fazer alguma coisa, nunca seremos profissionais a sério se nos desleixarmos nas nossas responsabilidades.
Beijocas*
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