quarta-feira, 31 de março de 2010

Não, não é Cansaço...

Hoje sinto-me demasiado longe de tudo para escrever. Tento articular as frases mas sou consumida por um falso cansaço. Procuro em mim palavras fortes para descrever o dia...começo a escrever e nada sai. Penso em tudo...e surge um poema...


Não, não é Cansaço...


Não, não é cansaço...

É uma quantidade de desilusão

Que se me entranha na espécie de pensar,

E um domingo às avessas

Do sentimento,

Um feriado passado no abismo...


Não, cansaço não é...

É eu estar existindo

E também o mundo,

Com tudo aquilo que contém,

Como tudo aquilo que nele se desdobra

E afinal é a mesma coisa variada em cópias iguais.


Não. Cansaço por quê?

É uma sensação abstrata

Da vida concreta —

Qualquer coisa como um grito

Por dar,

Qualquer coisa como uma angústia

Por sofrer,

Ou por sofrer completamente,

Ou por sofrer como...

Sim, ou por sofrer como...

Isso mesmo, como...


Como quê?...

Se soubesse, não haveria em mim este falso cansaço.

(Ai, cegos que cantam na rua,

Que formidável realejo

Que é a guitarra de um, e a viola do outro, e a voz dela!)

Porque oiço, vejo.

Confesso: é cansaço!...


Álvaro de Campos


Até Breve!

terça-feira, 30 de março de 2010

Dia Agridoce


Hoje é daqueles dias que não foi “nem carne nem peixe”…nem bom nem mau. Foi mais um dia…


A diferença entre estes e os dias completamente desinteressantes é que tudo pode acontecer. Chamadas exageradamente longas, clientes a “bater o pé” e “velhinhos” amorosos a pedirem informações. De tudo um pouco…


Trinta e oito longos minutos…várias repetições e tentativas falhadas de chamar a cliente à razão. O mais impressionante daquela chamada é que dava a sensação que do outro lado da linha estava uma criança a fazer birra por um doce. “Fico aqui até atenderem …quero uma resposta imediata. Não vou desligar!”. Tentativas infinitas de contacto. Não há resposta! Continuo presa a chamada. Imploro para mim que ela desligue, já me sinto cansada. Do outro lado as suas palavras arrogantes, o seu tom sarcástico e o riso irónico, expressam claramente a sua insatisfação.


No final, suspiro de alivio…mas sinto frustração. Consegui apenas vencer a cliente pelo cansaço.

Depois de uma chamada destas é difícil não estar exausta. O corpo cede e nos ombros o peso da tensão. Mas o que nos vale nestes dias são os clientes que nos elogiam por sermos eficientes, por sermos prestáveis e principalmente por sermos disponíveis.


Por vezes, basta um “obrigado” sincero para fazer a diferença num dia particularmente difícil…


Hoje sinto-me entre o agre e o doce… sinto-me entre mim e o mundo…perdida.Até Breve!

segunda-feira, 29 de março de 2010

A tempo de mais um enredo...

Segunda-Feira! Começou a semana...


A chuva cai lá fora e eu ainda embrulhada nos meus lençóis. Não senti o despertador, estava completamente envolvida nos meus sonhos. Ao longe a voz da minha mãe chamava por mim. Aí dei conta das horas e pus-me andar. Dois minutos de atraso contava o meu computador, não fui a tempo de picar o ponto, a horas. Que desgraça, menos uns cêntimos no ordenado….


O primeiro dia da semana é sempre difícil. Sinto-me praticamente uma sonâmbula naqueles corredores, mas com a adrenalina do número de chamadas o ritmo aumenta e em breves instantes estou completamente em êxtase. Estou exagerar um pouco, não é assim tão efusivo, mas dá para acordar.


Ainda sinto um zumbido no meu ouvido…aquela voz deixou verdadeiras moças na minha audição. Trabalho há dois anos naquele local e nunca tinha ouvido ruído tão ensurcedor. É incrível a capacidade que as pessoas têm de expulsar toda a sua raiva ao telefone. Aquela senhora gritou comigo como jamais tinha ouvido alguém gritar, estava completamente histérica. Por breves instante pensei que lhe dava alguma coisa. Mas não…sobreviveu e eu também. É facto que passou toda a chamada a pedir-me desculpa e por fim até chorou, mas cheguei ao ponto de lhe pedir que parasse de gritar se não seria incapaz de a ajudar.

Mais um episódio complicado mas que por fim ainda nos faz expressar breves sorrisos.


O dia não foi fácil…mas deu que pensar. Quando se ganha raízes num local é muito mais fácil sairmos magoados com determinados pormenores. Por vezes não passam de filmes da nossa cabeça. Historias inventadas no nosso subconsciente com intuito de tornar interessante a nossa presença. Pouco mais. Quando o enredo começa a crescer e as personagens aumentam o melhor é “cair fora”. Hoje apercebi-me que as coisas têm a importância que lhes damos…o melhor é nem sequer comentar.


Mais um dia…mais devaneios de uma operadora à beira de um ataque de nervos.


Até Breve!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Feliz Sexta!

A semana chegou ao fim...e por incrível que pareça acabou melhor do que começou. Não obstante de eu estar completamente consumida. Foi uma Semana difícil, cheia de desilusões, frustrações e outras complicações. Mas finalmente acabou, e agora posso respirar.

Último dia da semana…acordar de manhã sentir que é sexta, e apesar de um pouco pálida, devido às poucas horas de sono, sinto-me bem. Mais uma vez muitas chamadas, poucos assistentes. Mas lá estávamos nós…mais um dia.

Hoje posso confessar…tive um momento de total brilhantismo. Cliente difícil, situação complicada, histórico contraditório… e eu em 10 longos minutos consegui resolver o enigma. Nestes momentos sinto-me grande…mesmo após ter questionado a insignificância do meu trabalho.

No fundo da sala há uma voz que entoa um suave mas entusiasmante “quem sai às 5 pode sair”. Nesse momento suspiro e penso que não foi desta que saí derrotada. Depois da pressão das chamadas há sempre um momento de convívio, mais não seja para comentar as situações insignificantes do dia.

Foi num destes momentos que tive uma conversa deliciosa com alguém especial. Sempre tive a ideia que ao trabalhar num Contact Center seria muito difícil criar laços. Mas enganei-me redondamente, os laços ali são fortes, tornando cada vez mais intensa a relação com aquele lugar.

Conhecem aquelas pessoas que não dando nas vistas todos sentem a sua presença? Quando não estão todos notam…e a sua ausência nos trás desconforto? Eu conheço uma fantástica senhora… que com duas palavras sábias, três gargalhadas inconfundíveis e um ar maroto que idade não deixa fugir…nos dá tranquilidade. Lutadora nata, mulher experiente, dotada de uma grande inteligência… e leitora assídua do meu blog.


São estas pessoas que nos enchem a alma e nos fazem sentir que a nossa voz é a expressão de uma realidade…e que vale a pena continuar.


Agora é hora de sorrir, espreitar o sol e caminhar sobre a leveza do Fim-de-Semana…


Até Segunda!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Assim...tudo é mais fácil!

Pouco mais de quatro horas de sono. Um peso enorme sobre o corpo e olhos carregados de fadiga. Esta era a imagem que pairava hoje pela manhã. Por breves instantes, pensei…hoje não consigo. Vencida pelo cansaço…dificilmente. Lá fui eu a abrir no Fiesta até à estação.

Deambulando pelas ruas até à cave…bebo o café e sei o que tenho pela frente. As primeiras horas do dia são marcas de uma sonolência profunda, mas com o decorrer do tempo tornou-se suportável. Quando dei por mim estava embutida no espírito…não correu mal. Chamadas longas, mas eficazes.

Termina mais um dia de trabalho…e sinto-me rodeada de velhos e novos amigos. É confortável saber que apesar de toda a carga negativa que aquele lugar nos trás…estamos juntos. Por vezes um olhar, um sorriso e até um pequeno arrufo nos faz sentir que por algum motivo pertencemos ali.

Hoje dedico esta a música a todos aqueles que tenho por perto...


Até Breve!

Programa de Estágios Profissionais na Administração Central

Já está disponível a plataforma online para as candidaturas aos estágios pelo PEPAC.

Pessoal todos a tentarem a sorte... quem sabe se não chegou a nossa hora.

Até Breve!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Mais um dia...


Dormente…este é o estado. As mãos tremem, as pernas entorpecidas e o olhar vazio…

Como se pode pensar positivo quando um dia parece bem pior que o outro. Como se pode acreditar que vai correr bem quando tudo se revela o contrário. De rastos…mais um dia e eu aqui dispersa nos meus pensamentos.

Hoje, por pouco, não fugi…não fugi de mim, não saí dali…

Mas porquê sair e abandonar tudo aquilo que construi ali dentro…a minha imagem, o meu desempenho.

Não é fácil. Ainda para mais quando voltamos a encontrar a amiga do “papa-açorda”, mas desta vez com um vocabulário mais urbano. Bastou um “é uma incompetente” e “vão à mer..” para arrasar com aquilo. Espectacular!

Mais hilariante foi um senhor para qual liguei que levou a “peito” eu estar a ligar 24horas depois. Ninguém lhe disse que ia ser contactado de imediato. Tudo bem que tem urgência mas daí a dizer que nós fazemos um mau serviço e vai reclamar de mim…é um pouco demais.


Será que isto é azar, ou ando mesmo a perder as minhas qualidades? Gosto de acreditar na primeiro...ainda hoje houve uma amável senhora que agradeceu o meu “carinho”. É por estas simples palavras que ainda vale a pena sorrir em linha…


Até Breve!

terça-feira, 23 de março de 2010

Um dia Cresço...


Quando a segunda começa mal, não há nada a fazer…é certo que a semana não vai ser boa! Tudo bem, existem excepções, e eu também não sou muito optimista. Mas quando termino a terça com uma “quebra de tensão” e uma tendinite…não me parece que vá ser fácil. Mas nem tudo é mau…clientes difíceis? Nem por isso…mas mesmo assim há sempre um ou outro que nos deixa um pouco mais exaustos.


Mau, Mau… foi a minha atitude irracional perante um superior. Às vezes não me consigo conter, a minha boca com um pequeno gesto lança as maiores barbaridades. Continuo com a minha…tinha razão. Mas perdi-a no momento em que respondi. Passam anos, e ainda não percebi que a ingenuidade das nossas palavras é cruezas para muitos…


Até Breve!

Estágios...sempre existem!


Aí estão eles…os esperados estágios profissionais da Função Pública. E eu que já pensava que o governo andava a fazer bluff.

A apresentação das candidaturas dos 5.000 estágios está marcada para o próximo dia 9 de Abril. Estas estarão disponíveis no portal da Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt), onde a partir desta quarta-feira será possível obter informação em relação à primeira edição do programa. As listas dos candidatos seleccionados ficarão disponíveis dia 26 de Maio, e o inicio do estágio será dia 1 de Julho.

Relembro que serão abrangidos por este programa, jovens licenciados com idade até 35anos, que procurem o primeiro emprego, se encontrem desempregados, ou que exerçam uma actividade profissional que não se enquadre no seu nível de qualificação e que esteja associada a um “elevado nível de precariedade”.

Toca a concorrer pessoal…não têm nada a perder!

Fonte: ionline

Até Breve!

segunda-feira, 22 de março de 2010

A caminho da Segunda...


Dizem que a Segunda não devia existir…eu também acho. Principalmente se pensar na de hoje. Que dia…Sinto-me completamente de rastos. Sabem aquela sensação de um camião a passar por cima de nós? Eu não sei mas calculo...


Hoje de manhã levantei-me cheia de vontade...vesti-me, coloquei os óculos de sol para curtir o segundo dia de primavera e lá fui eu numa longa caminhada até à estação. Sem esquecer a companhia da M80.Obvio.


Mas bastou colocar o pé dentro da empresa. Sentir aquele calor infernal e ver as cadeiras vazias…e perceber que ia ser um dia mau. Mas mesmo assim fui em frente…até que me apareceu uma cliente que me chamou “papa-açorda”. Hilariante. O que uma pessoa é obrigada ouvir. Esta amável senhora ameaçou-me que se eu não a ajudasse ia para DECO e para a comunicação social. Já me estou a ver…em plena manchete do 24horas - “OPERADORA DE CALL CENTER RECUSA AJUDAR CLIENTE”. Só é pena não relatarem o quanto ela não fazia ideia do que estava a falar. A ignorância por vezes surpreende-me…e eu já ouvi muita coisa.


Depois foi pingar chamadas até às 19:30 sem respirar…Amanhã é outro dia, e lá estarei inteiramente disponível com mais um sorriso pronto para ajudar (ou não).


Até Breve!

domingo, 21 de março de 2010

Uma Escrita...um objectivo.



Por vezes sinto-me tão cansada que o meu corpo começa a ceder. Sinto-me perdida em mim...totalmente enclausurada no mundo que eu não escolhi. Depois de um dia repleto de pressões e outras manifestações chego a casa com vontade de despir toda aquela tensão. Mas não consigo...sinto-me completamente entranhada, sinto-me sugada ao ponto de não me conseguir distanciar daquele lugar.


Aqui estará expresso todos os meus desabafos e estará presente as minhas ambições. Não quis tornar o blog tão melancólico e dramático, quis apenas tornar a minha escrita objectiva. Quero sentir que as minhas palavras serão a minha terapia e que no próximo ano terei algo novo para contar. Hoje inicia-se uma nova etapa neste espaço. Mais do que mostrar uma realidade é acreditar que ela nos pode mudar. Desta forma comprometo-me a escrever todos os dias de trabalho neste blog, e se algum dia não for possível irei compensar, não deixando nada por dizer. No dia 1 de Janeiro de 2011 poderei fazer uma análise deste percurso e perceber se a minha escrita foi a minha cura.


Até Breve!

Seis Meses Depois...



Seis meses passaram…ele continua aqui e eu também…

No inicio não era mais do que um debitar de informações sobre uma área tão enigmática. Mas com o tempo tornou-se parte de mim… tornou os meus dias menos desesperantes e os momentos infelizes ficaram sempre abafados neste espaço.

Sempre gostei de escrever, mas poucos conheciam esta minha faceta. Nunca achei que as minhas palavras fossem importantes para os outros, mas sinto que são importantes para mim. Escrever foi sempre a forma que encontrei de expressar as minhas ideias de uma forma mais profunda…mais intensa. A frustração e a revolta que sentia na linha fez-me encontrar no blog uma forma fantástica de ultrapassar todas as minhas questões e mostrar aos outros o “outro lado da linha”.

Ainda recordo a forma como este foi magicado. Última noite nas festas da Moita…um copo de sangria de ginga e uma agradável conversa sobre novos projectos. Mas projectos esses que só tinham um fim…elevar uma voz. E assim foi…uns dias depois já estava publicado o primeiro post “Era uma vez um blog”.

Para ser sincera nunca pensei que viesse a ter tanta afluência, muito menos leitores assíduos. E hoje sempre que me cruzo com velhos amigos, grandes amigos, conhecidos, antigos colegas e “caloiros” na área são várias as impressões que me passam. E em todos eles há uma coisa em comum – a “força” que me transmitem…sem dúvida que sem vocês provavelmente este blog não faria sentido. No entanto peço mais uma vez a vossa colaboração, pois podem deixar as vossas histórias no blog. Podem ser pequenas frases, testemunhos ou mesmo opinião...cada palavra vossa pode acrescentar muito à minha história (outroladodalinha@gmail.com).

Mais de 2.300 visitas, 14 seguidores, alguns comentários e muitos anónimos por trás dos bastidores. É certo que o blog não é um fenómeno de popularidade mas já deu para fazer "mossa"...

Para celebrar estes seis meses do "outro lado da linha" resolvi criar uma nova rubrica intitulada "Devaneios de uma operadora". Neste espaço irei colocar um pouco mais de mim...mais das minhas angustias, mais das minhas frustrações e quem sabe mais dos meus sucessos. Serão textos expressos no mesmo local...serão palavras de uma mesma vida, mas agora com único objectivo, tornar esta escrita o ponto de partida para a verdadeira mudança. Não vou comprometer-me com a mudança...mas vou colocar cada dia neste espaço. E dia 1 de Janeiro de 2011 cá estarei para avaliar o meu percurso.

Esta rubrica estará disponível numa página anexa ao site a pode ser consultada a qualquer altura, pois prometo que estará sempre actualizada. Fico à vossa espera!

Até Breve!



quarta-feira, 17 de março de 2010

Há dias assim...


Há dias que me apetece gritar…

Há dias que me apetece fugir…
Há dias que me apetece sorrir…

E HÁ DIAS ASSIM…

Sinto-me totalmente tremente, sinto-me longe de mim…sinto-me fora daqui.
Mais um dia resumida a nada, mais um dia…
Palavras que ainda hoje me cravam no pensamento, que me tocam no ego e perfuram a minha existência…naquele lugar.

Pode parecer dramático, mas é assim que me sinto depois de um dia inteiro de pura violência verbal.

“Quer enviar um e-mail? Então tecle lá um pouco e faça alguma coisa…”. Depois de alguns segundos de silencio…ali estou eu mergulhada na minha total insignificância.

“Porque é que estou a falar consigo? Não está aí a fazer nada…”. Uma boa forma de começar o dia...pensado na minha verdadeira função ali.

“Está a Gozar comigo? Está-me a dizer que não está marcado? Tem noção do que está a dizer? Dê-me o seu nome. Se amanhã o “Dr. Engenheiro “não aparecer lá…sexta estou ai e prego duas bofetadas na Dra. Está ouvir?” Mais do mesmo…

Ao final de dois anos ainda não consigo lidar com a indiferença…

Até Breve!

domingo, 14 de março de 2010

Precariedade à escala global

O descontentamento em relação aos Call Centers é partilhado pelos vários cantos do mundo. Por toda a parte do globo existem trabalhadores a reivindicarem os seus direitos e a reclamar as míseras condições de trabalho a que são sujeitos.

O Brasil é um dos países onde esta actividade económica está mais desenvolvida, mas nem por isso apresenta melhores condições a quem dedica horas ínfimas a resolver problemas ao telefone. Os funcionários do grupo AeC Contact Center (Empresa Brasileira) têm vindo a reclamar as condições precárias apresentadas pela empresa. Para além dos salários baixos, estes não estão a ser pagos na íntegra. As horas extras são esquecidas e as ameaças por parte da entidade patronal são uma constante. No passado mês de Fevereiro os trabalhadores, em forma de protesto, pegaram nas vassouras e limparam o lixo da “portaria” da Empresa. Para além desta iniciativa os operadores ameaçam continuar com o chamado “atendimento tartaruga”.Este acto simbólico tem como principal propósito interferir nos objectivos da empresa. Esta é uma luta que se prolonga desde 2008…os operadores não desistem e a empresa não cede.







Esta rebelião não é um acto isolado…é mais uma expressão de descontentamento, mais uma luta pelos direitos dos trabalhadores. Este é um sentimento mundial que envolve toda uma geração…uma geração que carrega em si o peso da mudança.

Até Breve!


Fonte:

sexta-feira, 12 de março de 2010

Contrato "Basura"



Muito Bom!

Palavras para quê? Dois minutos de verdadeira risada para chegar ao final e perceber que a realidade e a comédia estão cada vez mais próximas. A verdade é que não há muita opção. Entre trabalho precário e desemprego quais as alternativas? Poucas...pois o melhor é deixarmo-nos sorrir pelas vicissitudes deste mercado. Estamos muito longe de ser os únicos nesta situação. Mais tarde ou mais cedo a nossa canção será outra…

Até Breve!

Petição em Audiência com o CDS/PP


No passado dia 9 de Março os membros dos movimentos que organizaram a petição pelos direitos dos trabalhadores a falsos recibos verdes tiveram direito a uma audiência com o grupo parlamentar do CDS/PP, no parlamento. Após a entrega da petição "Antes da Dívida Temos Direitos!" ao Senhor Presidente da Assembleia da Republica, foi solicitado uma audiência a todos os grupos parlamentares. O CDS/PP foi o primeiro a receber este movimento, assumindo assim o compromisso de apresentar propostas para resolver as injustiças dos falsos recibos verdes.

O “Outro Lado da Linha” tem vindo apoiar esta iniciativa, principalmente na sua divulgação. Esta Petição foi apenas o inicio de uma luta declarada às injustiças do mercado trabalho. Responsabilizar as entidades empregadores pelas suas ilegalidades, combater os falsos recibos verdes, eliminar as injustiças nas contribuições para a Segurança Social e reconhecer os contratos de trabalho de milhares de trabalhadores são as propostas apresentadas à Assembleia da Republica pela Petição.

Agora é esperar que os restantes grupos parlamentares se mostrem disponíveis para ouvir esta voz. E que reúnam as suas competências em torno de uma causa que pode ser crucial para desenvolvimento económico e social do nosso País.

Mais Informações em http://www.antesdadividatemosdireitos.org/antesdad/


Até Breve!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Meu Querido Diário...



-“A menina percebe Português?”

- Português até percebo, “gente parva” é que não.
Esta devia ter sido a resposta correcta, mas o meu bom senso e profissionalismo não me permitiu.

Mais uma chamada problemática, e logo nas primeiras horas do dia. Hoje tive muito perto de largar tudo e sair. Já tive chamadas difíceis mas esta superou tudo. Perdi as forças, os nervos apoderaram-se de mim e as lágrimas quase que derramaram.

Mais uma vitória. Mais um obstáculo superado e sempre com um sorriso no rosto. Mas quando cheguei ao fim senti-me invisível e completamente insignificante.

A pessoa tratou-me como se eu fosse pouco mais do que uma voz, onde podia descarregar todas as frustrações da sua vida. E eu, mais uma vez, fiz tudo para o ajudar, mesmo quando ele disse: “Eu não quero falar consigo, você não está aí a fazer nada”. No final praticamente desbloqueei o seu problema e nem um simples obrigada.

É fácil falar no direito do consumidor, usar e abusar do livro de reclamações, ameaçar com a DECO…e nós a quem podemos reclamar? A ninguém…não existe nenhuma entidade que defende os operadores das infâmias que os clientes nos acusam.

Estudei durante 15anos da minha vida, tirei uma licenciatura que provavelmente nunca me dará uma profissão, trabalho num Contact Center e o meu ordenado não alterou nos últimos dois Anos (500€) …
Perspectivas? Essas são muito poucas. Frustrações? Essas acumulam-se a cada dia…


Sei que tornei este blog pequenas páginas de um diário de uma operadora. Onde as lamentações, as frustrações e angustias são derramadas a cada palavra. Mas neste momento este é o sentimento…e o verdadeiro registo do outro lado da linha.


Até Breve!

terça-feira, 2 de março de 2010

Apenas Questões...e pouco mais.

Havia tanto para dizer, mas não consigo. As palavras não saem, as ideias confusas e o discurso abafado pelo turbilhão de pensamentos. É assim que me sinto…após um dia de trabalho.

Cansaço? Talvez. Perdida? Por vezes. Motivada? Nem sei…

E vocês como se sentem? Realizados? Frustrados? Ou simplesmente com a consciência tranquila?

Por hoje vou ficar por aqui…amanha, talvez, irei mais longe…

Até Breve!